Governo paranaense discute implantação de Centro de Blockchain
Atualizado: 23 de Abr de 2020

Em dezembro de 2018, publicamos breve artigo a respeito da Portaria n.º 1.788/2018 da Receita Federal, no qual apontamos a tendência de uso das aplicabilidades do blockchain em benefício da Administração Pública.
A parceria do Governo do Paraná com a organização canadense “Blockchain Research Institute” (BRI) é um dos exemplos que confirma essa tendência no ano de 2019. Durante o evento Show Rural Coopavel, ocorrido em Cascavel, Paraná, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior reuniu-se com a equipe de secretários do Estado para debater sobre a proposta da BRI feita à Agência Paraná Desenvolvimento (APD).
O resultado esperado com a parceria é o de se ampliar o turismo e atrair novos negócios para que novas oportunidades de emprego fomentem o desenvolvimento dos municípios mais pobres do Paraná.
A Paraná Desenvolvimento tem como missão promover o desenvolvimento do Estado e, para isso, tem buscado formas de atração de investimentos e de novas empresas para o Estado (como fez com o Programa Municipal de Atração de Investimentos – PMAI).
De acordo com Eduardo Bekin, presidente da APD, com a parceria em vista, o Paraná pode se tornar o maior hub de blockchain da América do Sul.
O BRI é uma organização internacional e independente, que tem Don Tapscott e Alex Tapscott (autores do livro Blockchain Revolution, 2016) como seus fundadores e executivos. É voltada à pesquisa e implementação das tecnologias blockchain, bem como à preparação do setor público e privado aos desafios advindos das transformações provocadas por esta tecnologia.
Referências e Links úteis:
https://portaldobitcoin.com/governo-do-parana-discute-implantar-centro-de-blockchain/
https://www.blockchainresearchinstitute.org/[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]