Sócio do Escritório ingressa no programa de Mestrado da UFPR

Atualizado: Abr 23


Reforçando os valores e a paixão do Escritório pela busca incessante pelo melhor preparo técnico e científico de seus profissionais, o sócio Fernando Struecker foi aprovado no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná.


Durante seus mais de 100 anos de existência, a UFPR foi – e ainda é – o berço de grandes juristas brasileiros, ostentando a condição de instituição com sólida e reconhecida reputação acadêmica, tanto nacional quanto internacionalmente.


O sócio Luis Hungaro concluiu seu mestrado pela mesma Universidade, vindo a publicar o livro, fruto de sua dissertação em 2017, o qual teve como título: “Parceria Público-Privada Municipal: a concretização de funções sociais da cidade – habitação, saneamento básico e mobilidade urbana”, da editora Lumen Juris.


Já a pesquisa científica de Fernando Struecker se voltará à compreensão jurídica dos chamados “ICOs” (Initial Coin Offerings), conhecidos vulgarmente como Oferta Pública de Criptomoedas.


Trata-se de um meio disruptivo de captação de recursos para diversas empresas ao redor do mundo, com potencialidade de arrecadação milionária de capital de terceiros em apenas poucos minutos, sem entraves burocráticos e de maneria transnacional. O tema desperta muita curiosidade, mas tem merecido a mesma dose de cuidado. Mundo afora, o fenômeno das ICOs vem desafiando governos e agências reguladoras. Lavagem de dinheiro, evasão de divisas e esquemas Ponzi (pirâmides) são apenas alguns dos mais óbvios exemplos dos ilícitos facilmente praticáveis através deste produto da tecnologia blockchain.


Em oposição a tais aspectos negativos, é igualmente verdade que a oferta pública de tokens digitais tem atraído olhares de agentes públicos preocupados em garantir maior transparência, acessibilidade e menor custo burocrático em determinadas transações. Recentemente, por exemplo, o BNDES anunciou a criação de um token lastreado em moeda nacional para o financiamento de obras públicas e de infraestrutura. São essas variáveis que Fernando enfrentará em seus estudos no mestrado.

4 visualizações

© 2020 por Struecker Hungaro Advogados